De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Yanomami começam a obter documentos pessoais

01/12/2003

Fonte: CCPY-Comissão Pró Yanomami-Boa Vista-RR



Como qualquer cidadão brasileiro, os Yanomami querem, há muito tempo, obter documentos pessoais, como carteira de identidade, CPF e passaporte. No entanto, persistentes entraves burocráticos têm-lhes impedindo o acesso pleno à cidadania no estado de Roraima. Porém, as dificuldades, que até agora pareciam intransponíveis, começam a ser superadas. A juíza Tânia Vasconcelos, da Justiça Móvel do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, está empenhada em solucionar o problema e liberar a documentação para os Yanomami. Assim, treze Yanomami já conseguiram tirar certidão de nascimento e carteira de identidade e outros dez estão prestes a obter também seus documentos.

A falta de documentos cria enormes empecilhos para que os Yanomami possam se deslocar dentro do país ou viajar ao exterior, quando são convidados por instituições internacionais. A cada viagem, eles ficam na dependência de uma autorização da Fundação Nacional do Índio. Além disso, os Yanomami que exercem atividades profissionais como professores e agentes de saúde, sequer podem, por não terem documentos, regularizar seus contratos de trabalho.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.