De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Dia do Índio: Publicação do MPF/MS apresenta as sete etnias do estado

18/04/2012

Fonte: MPF - http://noticias.pgr.mpf.gov.br/



Terceira edição da revista Tekoha conta a história de etnias que foram consideradas extintas em MS e relata a importância dos índios na Guerra do Paraguai.


O Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul (MPF/MS) lança hoje, 18 de abril, a terceira edição da revista Tekoha, publicação digital em comemoração ao Dia do Índio. Nesta edição, a revista apresenta a história, a cultura e a tradição de todas as sete etnias presentes no estado.

A publicação ainda traz surpresas. Ela relata como três etnias, consideradas extintas no início do século passado, ressurgiram e mantiveram sua tradição. E mais, por meio de um resgate histórico, a Tekoka III retrata a importância dos índios na Guerra do Paraguai e a influência do conflito para a atual configuração das terras indígenas em Mato Grosso do Sul.

Em textos e fotos, conheça os guarani, terena, kadiwéu, guató, ofayé, kinikinawa e atikum. Etnias diferentes, com tradições e culturas peculiares, mas com um mesmo vínculo: a terra.


Confira aqui a publicação Tekoha III, do MPF/MS: http://www.prms.mpf.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/publicacoes/tekoha-3-dia-do-indio-2012-mpf-ms/Tekoha-III-MPFMS.pdf

Veja também dois anexos da revista: tabela dos territórios indígenas em Mato Grosso do Sul e lista de referências de textos e vídeos: http://www.prms.mpf.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/publicacoes/tekoha-3-dia-do-indio-2012-mpf-ms/TEKOHA-III-Tabela-Povos-Final.pdf



http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_indios-e-minorias/dia-do-indio-publicacao-do-mpf-ms-apresenta-as-sete-etnias-do-estado
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.