De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Reunião discutirá ações para saúde indígena

21/01/2005

Fonte: Brasil Norte-Boa Vista-RR



Nos três primeiros dias de fevereiro, o Conselho Distrital Yanomami estará reunido na Casa Paulo VI para discutir e planejar as ações de saúde que serão implementadas este ano pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
O encontro contará com a presença de pouco mais de 33 pessoas, entre elas representantes das comunidades indígenas, e entidades ligadas ao assunto. O Conselho se reúne uma vez por ano, ou em casos extraordinários.
Durante todo o dia, os participantes além de discutir as novas ações para saúde indígena Yanomami estarão referendando as propostas do Conselho. Desde o ano passado que a Funasa planeja, executa e supervisiona as ações de saúde nas diversas áreas indígenas.
"As lideranças das comunidades discutem as dificuldades e peculiaridades, que depois são levadas para o Conselho Regional, onde um representante indígena participa da discussão sobre os recursos financeiros", disse o diretor da Funasa, Ramiro Teixeira.
Conforme ele, a Funasa está fazendo a saúde indígena de forma participativa, uma vez que são os índios que afirmam o que estão precisando. "Além disso, levamos em consideração os costumes indígenas e a cultura, aliados ao conhecimento técnico para fazer uma saúde mais eficiente e eficaz", enfatizou Teixeira, ao afirmar que nada mais é imposto pela Funasa.
Além da saúde, a reunião discutirá toda a infra-estrutura e logística das atividades que serão desenvolvidas ao longo deste ano nas comunidades indígenas. Teixeira disse que já foram feitas as análises de todas as ações aplicadas ano passado e constataram alguns ajustes, que serão colocados em pauta durante a reunião. (L.F.)
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.